segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A função do Terapeuta Holístico



O tratamento holístico costuma dar um passo a mais no cuidado com o ser humano. A visão completa do terapeuta deve envolver o ser como um todo, tanto em seu corpo físico, como em seus aspectos mais sutis: a sua energia, o seu estado emocional, o seu desenvolvimento mental e sua interação com os aspectos do inconsciente coletivo/social. Seus corpos sutis devem estar harmonizados de forma a tornar o corpo físico saudável.
Algumas escolas hindus costumam ensinar que um bom terapeuta é aquele que aprende a técnica até o ponto de dominá-la sem receio. Depois de compreendida, no entanto, ela deve ser esquecida, tomando-se como guia a intuição.
É preciso lembrar que não somos organizações, mas sim organismos, o que significa que funcionamos como um todo interconectado muito mais abrangente que suas partes separadas, tal como apregoa o pensamento holístico. Basta lembrar que um órgão não subsiste sem um corpo, mostrando que é preciso olhar para o ser em sua completude.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O que é Terapia Holística?



“O maior erro dos médicos é tentar curar o corpo separado da alma.”
Platão, filósofo grego

A Terapia Holística, muitas vezes chamada de terapia alternativa, é a maneira de tratar o ser humano baseado na idéia do todo, do ser por inteiro e não das debilidades isoladas de cada órgão ou parte. É enxergar o funcionamento completo do organismo e trabalhar no sentido de equilibrá-lo como um todo, a fim de eliminar qualquer enfermidade.
Assim como o pensamento holístico, a cultura oriental é que desenvolveu esse tipo de terapia, usada pelos mestres e gurus da antiguidade para afastar as moléstias que assolavam seus contemporâneos.
O desenvolvimento da acupuntura se confunde com a história da China e hoje é aceita pela Organização Mundial de Saúde como tratamento complementar aplicado em muitas das doenças modernas. A auriculoterapia é uma vertente da acupuntura bastante utilizada em nossa cultura.
Infelizmente, a maioria das técnicas holística ainda não são reconhecidas como tratamento eficazes, embora algumas de suas aplicações já estejam integradas aos tratamentos tradicionais, tais como a já citada acupuntura e a homeopatia. Além disso, alguns métodos usados pelos terapeutas holísticos fazem parte de certos tratamentos na medicina psicossomática e na psicologia transpessoal


(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

terça-feira, 6 de outubro de 2009

A Hipótese de Gaia



Em 1969, o mito da deusa grega da Terra, ou, antes ainda, da Grande Mãe da cultura indo-européia, compreendida como a força elementar da potencialidade geradora, serviu de nome para que o britânico James E. Lovelock criasse a Hipótese de Gaia, ou Teoria de Gaia, em que se eleva o planeta Terra ao status de ser vivo, capaz de gerar, manter e regular as suas próprias condições de meio-ambiente.
Hoje em dia vemos a expansão da homeopatia, da acupuntura, da medicina psicossomática e da psicologia transpessoal, numa mudança gradual de conceitos em direção à aceitação do holismo como pensamento de enorme importância para a recuperação e o crescimento humano.
O mundo passou a ser visto como um todo integrado tal qual um organismo, transformando o conceito de ser humano e do próprio universo como algo que vai além da junção de suas partes. Tal como afirma o teólogo brasileiro Leonardo Boff, “A terra não resulta da soma dos solos secos, mais as águas, mais as rochas, mais a atmosfera, mais a biosfera, mais a antroposfera. A Terra é a totalidade articulada e relacionada de todas estas realidades que se implicam mutuamente e se necessitam para existir e viver.”
É hora de olharmos para nós mesmos como seres “inteiros” e não a soma de nossos órgãos, pensamentos ou atitudes. Mais que isso, é hora de olharmos o planeta como um todo em que fazemos parte, o Universo como um Todo Maior no qual estamos inseridos.
Um instrumento pode produzir sons, mas uma orquestra certamente executará toda uma sinfonia. Basta lembrarmos do que canta o compositor mineiro Beto Guedes, em sua música “O sal da terra”: “… um mais um é sempre mais que dois...”

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)