sexta-feira, 5 de março de 2010

Um novo paradigma



Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) considere que “...a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças ou enfermidades”, a medicina moderna insiste em focar o distúrbio provocado pela doença. O que a Terapia Holística tenta mostrar é que o verdadeiro foco está no equilíbrio que traz saúde.
Vale lembrar as palavras de Capra em seu livro acima citado: “O diploma confere o completo domínio da ciência médica, não a capacidade de cuidar dos pacientes”. A cura vai além do paradigma que pressupõe que cada peça deve ser analisada de forma individual. Como já foi dito na visão holística, o todo é muito mais do que a soma de suas partes, por isso tanto a visão reducionista como o conceito holístico são necessários e complementares, tal qual análise e síntese.
A visão global do holismo, envolvendo aspectos biológicos, químicos, psicológicos, sociais, ambientais e espirituais, muitas vezes supera a simples interpretação mecânica das enfermidades uma vez que a cura se processa através da resposta coordenada do organismo, levando-se em conta também a interferência de todos os aspectos citados acima no desenvolvimento da patologia.
Por isso é preciso entender que a cura depende muito mais de um estado de ser do que propriamente de intervenções isoladas e pontuais e que estar saudável não é um objetivo, mas sim uma conseqüência.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)